quinta-feira, 9 de abril de 2009

Biografias - Luis Humberto


©Luis Humberto (Brasil)

O Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre homenageia, nesta edição, o carioca radicado em Brasília Luís Humberto. Segue, então, uma breve biografia do fotógrafo que marcou a fotografia brasileira na cobertura do regime militar, apresentando imagens dos personagens do poder, dos espaços urbanos de Brasília, das paisagens do cerrado no planalto central e até do cotidiano de sua casa.

©Luis Humberto (Brasil)

Nascido em 1934, Luís Humberto Miranda Martins começou a fotografar profissionalmente em 1966 para as revistas Veja, Quatro Rodas, Realidade e Cláudia. Em 73, tornou-se editor de fotografia e arte do Jornal de Brasília. Coordenou, na década de 80, a divisão de foto-imagem da Fundação das Pioneiras Sociais, deu aulas como professor assistente e, depois, titular na UnB. O fotógrafo se destacou também como pesquisador do departamento de pós-graduação da Unb durante os anos 90.
Durante toda esta trajetória, participou de dezenas de mostras fotográficas no mundo inteiro, ganhou prêmios nacionais e internacionais, publicou artigos e 23 livros com contribuições diversas.

Dúvidas sobre o festival? Fale com o Blog!

Está interessado em comparecer ao Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, mas tem alguma dúvida? Deixe um comentário. O blog do FestFotoPoa também serve de canal de comunicação com os participantes.
Reponderemos o mais rápido possível.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Movimentação na Foto-hospedagem

Fotógrafos e fotógrafas de Porto Alegre e imedições, se você tem um espacinho em sua casa e quer receber um visitante do festival, anuncie no nosso post de foto-hospedagem. Entre em contato com os outros participantes que deixaram seus e-mails por lá e combinem-se.
Temos fotógrafos de Goiania, de Buenos Aires, de Londrina e do Rio de Janeiro em busca de um espaço.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Biografias – J. R. Ripper

©J.R. Ripper (Brasil)

Dando seguimento à série Biografias, continuamos a contar um pouco da trajetória de alguns fotógrafos que estarão no Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, de 20 a 26 de abril. Desta vez ficamos com J.R. Ripper, que ministrará a oficina de fotodocumentarismo, fará a palestra sobre a Escola de Fotógrafos Populares/Favela da Maré/RJ e participará de uma mesa sobre fotografia engajada com Nair Benedito.

Aos 19 anos, Ripper começou sua trajetória como repórter-fotográfico em jornais como o Luta Democrática, a Última Hora, O Globo e na sucursal carioca do Estadão. Partiu, então para agência F4, já com o objetivo de mostrar o retrato fiel das desigualdades sociais.
Após a agência F4, iniciou o projeto que durou oito anos chamado Imagens da Terra. Neste trabalho, Ripper conseguiu colocar a fotografia a serviço dos direitos humanos. A partir daí, criou os projetos Imagens Humanas, individual, e Imagens do Povo, coletivo que tem material produzido por profissionais formados pela Escola de Fotógrafos Populares, onde Ripper dá aulas. Estes profissionais são moradores de comunidades carentes que fazem um trabalho documental sobre os espaços em que vivem.
J.R. Ripper recebeu diversas premiações, entre elas, o Prêmio Vladmir Herzog, em 1988, o Prêmio Empreendedor Social e o Prêmio Agenda Latino-Americana.

Veja o trabalho de J.R.Ripper na Coleção Pirelli-Masp.

Outras biografias publicadas no blog.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Festival terá transmissão em tempo real

Uma parceria entre o FestFotoPoA, o Coletivo Garapa e a Produtora LSPRadio vai possibilitar a transmissão do festival via Web em tempo real. O Coletivo Garapa, que vai fazer a cobertura do festival e ministrar uma oficina de Fotojornalismo multimídia, será responsável pela criação do Blog especial de cobertura e transmissão do festival. A LPSRadio vai forncer as câmaras de vídeo e os cabos necessários para a estrutura de transmissão.
As transmissões começam sempre às 10:00 e terminam às 21:15, quando encerra a última mesa de eventos do dia. A partir do dia 20 às 11:00 da manhã o FestFotoPoA estará enviando as primeira imagens em tempo real, focalizando as oficinas e inserindo vídeos pré-produzidos pela cordenação do festival.
Para dar apoio às transmissões o FestFotoPoA montou uma rede de parcerias com blogs e sites que vão inserir um link direto para a tela de transmissão. A rede é formada pelos seguintes parceiros: Centro de la Imagen (México), Encuentro y Mostra de Fotografia Documental (Equador), Centro Municipal de Fotografia (Uruguai), Fotosite, Blog Olha,Vê, Blog ImagesVisions.

Serviço:
Oficina Fotojornalismo e Multimídia - com o Coletivo Garapa
Valor do investimento: R$ 250,00
Forma de pagamento: Boleto bancário.
Data: 20 a 25 de abril de 2009
Horário: das 9 às 12 horas
Quantidade de vagas: 15
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Para se inscrever clique aqui.