terça-feira, 7 de abril de 2009

Biografias – J. R. Ripper

©J.R. Ripper (Brasil)

Dando seguimento à série Biografias, continuamos a contar um pouco da trajetória de alguns fotógrafos que estarão no Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, de 20 a 26 de abril. Desta vez ficamos com J.R. Ripper, que ministrará a oficina de fotodocumentarismo, fará a palestra sobre a Escola de Fotógrafos Populares/Favela da Maré/RJ e participará de uma mesa sobre fotografia engajada com Nair Benedito.

Aos 19 anos, Ripper começou sua trajetória como repórter-fotográfico em jornais como o Luta Democrática, a Última Hora, O Globo e na sucursal carioca do Estadão. Partiu, então para agência F4, já com o objetivo de mostrar o retrato fiel das desigualdades sociais.
Após a agência F4, iniciou o projeto que durou oito anos chamado Imagens da Terra. Neste trabalho, Ripper conseguiu colocar a fotografia a serviço dos direitos humanos. A partir daí, criou os projetos Imagens Humanas, individual, e Imagens do Povo, coletivo que tem material produzido por profissionais formados pela Escola de Fotógrafos Populares, onde Ripper dá aulas. Estes profissionais são moradores de comunidades carentes que fazem um trabalho documental sobre os espaços em que vivem.
J.R. Ripper recebeu diversas premiações, entre elas, o Prêmio Vladmir Herzog, em 1988, o Prêmio Empreendedor Social e o Prêmio Agenda Latino-Americana.

Veja o trabalho de J.R.Ripper na Coleção Pirelli-Masp.

Outras biografias publicadas no blog.

Nenhum comentário: