quinta-feira, 9 de abril de 2009

Biografias - Luis Humberto


©Luis Humberto (Brasil)

O Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre homenageia, nesta edição, o carioca radicado em Brasília Luís Humberto. Segue, então, uma breve biografia do fotógrafo que marcou a fotografia brasileira na cobertura do regime militar, apresentando imagens dos personagens do poder, dos espaços urbanos de Brasília, das paisagens do cerrado no planalto central e até do cotidiano de sua casa.

©Luis Humberto (Brasil)

Nascido em 1934, Luís Humberto Miranda Martins começou a fotografar profissionalmente em 1966 para as revistas Veja, Quatro Rodas, Realidade e Cláudia. Em 73, tornou-se editor de fotografia e arte do Jornal de Brasília. Coordenou, na década de 80, a divisão de foto-imagem da Fundação das Pioneiras Sociais, deu aulas como professor assistente e, depois, titular na UnB. O fotógrafo se destacou também como pesquisador do departamento de pós-graduação da Unb durante os anos 90.
Durante toda esta trajetória, participou de dezenas de mostras fotográficas no mundo inteiro, ganhou prêmios nacionais e internacionais, publicou artigos e 23 livros com contribuições diversas.

Nenhum comentário: