sexta-feira, 17 de abril de 2009

Começou o FestFotoPoa 2009!

Oficina de fotojornalismo e multimídia começou na manhã de hoje (Foto:Carlos Carvalho).


Inicia hoje, 20 de abril, o Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre. A oficina de fotojornalismo multimídia do coleivo fotográfico Garapa já está em pleno vapor e as projeções começam às 14 horas.


A solenidade de abertura acontecerá hoje, às 19h, no auditório Barbosa Lessa, no Centro Cultural Erico Verissimo. Venha ver o lançamento do documentário "Desde Cuba" do Garapa e, depois, participar de uma conversa com os fotógrafos.

Coletivo Garapa prepara transmissão pela internet (foto: Carlos Carvalho)

FestFotoPoa investe na integração da fotografia latino-americana

©Solange Pastorino (Uruguai)


Na terceira edição, o FestFotoPoa dá destaque para a fotografia latino-americana em uma série de projeções chamada Diálogos Internacionais. Da Argentina, o Festival recebe o trabalho de Sergio Fasola, Eduardo Longoni e Diego Aráoz em uma pequena mostra do vigor e diversidade da fotografia argentina. Do Uruguai, o festival recebe um trabalho coletivo “Nudos”, de Solange Pastorino (La danza de la mariposa), Suci Vieira (Máscara piel) e José Pilone (A medida) a partir de propostas individuais de investigação fotográfica.

©Eduardo Longoni (Argentina)

Além do Diálogos Internacionais, o festival exibe em primeira mão a mostra “No fronteras”, uma exposição audiovisual coletiva composta por obras selecionadas entre os participantes de oito festivais em todo o continente.

“No Frontera”
Abertura da exposição audiovisual de fotografia latino-americana com trabalhos selecionados em oito festivais de fotografia.
23 de abril – 21h
Hall da Galeria Arquipélago
Centro Cultural CEEE

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Biografias - Milton Guran

©Milton Guran (Brasil)

Milton Guran tem vasto currículo, tanto na fotografia, quanto na academia. É antropólogo, fotógrafo e jornalista, doutor em Antropologia e mestre em Comunicação Social, com pós-doutorado na USP. Também é curador independente na área de imagem, realizador e coordenador geral do FotoRio e realizador dos Encontros sobre Inclusão Visual do Rio de Janeiro.
Guran publicou os livros de Agudás – os “brasileiros” do Benin, de Linguagem Fotográfica e Informação e Encontro na Bahia -79 e coordenou a edição de várias outras obras, entre as quais Brasília Ano 20 , O Processo Constituinte 1987-88 e a coleção Antologia Fotográfica.
Foi secretário da FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas, membro da Executiva Nacional dos Repórteres-Fotográficos, diretor e presidente da União dos Fotógrafos de Brasília, diretor da ANAÍ - Associação Nacional de Apoio ao Índio.
O fotógrafo e antropólogo estará no FestFotoPoa 2009 para a programação Encontros com o Autor, na terça-feira, dia 24/04.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Biografias - Samuel Bollendorff

©Samuel Bollendorff (França)

Bollendorff nasceu em 1974. Membro da agência Oeil Public, o fotógrafo é conhecido por registrar escolas, hospitais, presídios e policiais através das lentes do fotojornalismo social, questionando a posição do indivíduo dentro das instituições públicas. Após o livro Hospital Silence, seu trabalho envolveu uma série de retratos de portadores da AIDS. Em 2005, Bollendorff trabalhou nos subúrbios de Paris em uma crônica fotográfica publicada semanalmente durante seis meses no jornal Libération. De 2006 para cá, o fotógrafo trabalhou em uma série de reportagens chamadas Forced March, sobre os esquecidos no grande processo de desenvolvimento chinês.
Samuel Bollendorff estará no FestFotoPoa 2009 no dia 24/04 para a programação Encontros com o Autor.