sexta-feira, 27 de março de 2009

Primeira sessão - Fotograma Livre abre projeções

Os trabalhos selecionados pelo Fotograma Livre são um dos destaques da programação da terceira edição do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre (FestFotoPoA) e serão exibidos na primeira sessão de projeções já na segunda-feira, 20 de abril.
Idealizado como oportunidade para revelar novos talentos, o Fotograma Livre atrai interessados em todo o Brasil. Em 2009, a novidade é a participação de grupos que apresentam trabalhos coletivos. Um júri formado pelos fotógrafos Clóvis Dariano, Eduardo Tavares e Fernanda Chemale selecionou 20 trabalhos e indicou Fernanda Oliveira (Ceará) e Letícia Lampert (RS) para participarem como convidadas da próxima edição do festival.
Além da sessão de abertura, em 20 de abril, os trabalhos serão exibidos durante toda a semana do festival.

Fotograma Livre – Primeira Sessão
Centro Cultural CEEE (Andradas, 1224 – centro), 20 de abril, 14h.
Os selecionados para o "Fotograma Livre" estão no site do FestFotoPoa 2009.

Fotografia gaúcha em destaque

Na 3ª edição do FestFotoPoa, a já tradicional tarde da fotografia gaúcha ficará por conta de
Ricardo Chaves, Eneida Serrano, Ruy Varella e Assis Hoffmann.
Os fotógrafos participam do programa “Encontros com o Autor” e farão uma retrospectiva de suas carreiras. Hoffmann, Ricardo Chaves e Eneida Serrano têm grande experiência no fotojornalismo e participaram de momentos importantes da cobertura jornalística gaúcha e nacional. Ruy Varella tem sua carreira marcada pela prática da fotografia de natureza.
Após a projeção, os autores participam uma conversa informal com o público, oportunidade para conhecer de forma mais detalhada a obra dos autores.
Assis Hoffmann – é um dos principais fotojornalistas do Rio Grande do Sul. Iniciou a carreira no Última Hora, em Porto Alegre (1961-1964). Foi editor de fotografia da Folha da Manhã, Folha da Tarde e Correio do Povo. Em 1969, fundou a agência Fotocontexto e colaborou com inúmeras publicações nacionais (Manchete, Realidade, Fatos e Fotos, Veja, Estado de S. Paulo, Globo e Jornal do Brasil).
Ricardo Chaves – É editor de fotografia da Zero Hora desde 1992, Iniciou a carreira no jornal Zero Hora, em 1969, e trabalhou na Fotocontexto com Assis Hoffmann. Atuou em sucursais e no Rio Grande do Sul e foi editor de fotografia da revista Isto É (1986-1988). Editor de fotografia da Agência Estado em Brasília (1988-1991) e em São Paulo (1991-1992).

Eneida Serrano Iniciou a carreira de fotógrafa em 1974, no jornal Zero Hora. Foi repórter-fotográfica do Coojornal e fundadora da agência Ponto de Vista (1979). Trabalhou na sucursal da Isto É (1982-1988) e Veja (1988-1991). Atua nas áreas de publicidade, institucional e documentação do patrimônio histórico do Rio Grande do Sul.
Ruy Varella – Trabalha no registro fotográfico de reservas, parques e áreas nativas na região do Rio Grande do Sul e no exterior, desenvolvendo projetos de preservação ambiental.


Serviço

Encontros com o autor – Fotografia Gaúcha

25 de abril, sábado (15 às 21h)

Projeções e debates com:

Eneida Serrano (15h às 16h30)

Ruy Varella (16h30 às 18h)

Assis Hoffmann (18 às 19h30)

Ricardo Chaves (19h30 às 21H)

Local: Centro Cultural CEEE (Andradas, 1224 – centro)


quarta-feira, 25 de março de 2009

Biografias - Zeca Linhares

Para apresentar alguns dos fotógrafos que estarão presentes no FestFotoPoa 2009, o blog do festival continua a série biografias.

Antes de fotografar, Zeca Linhares desenhava. Aos poucos, interessou-se pela possibilidade de representar o que via, até que ganhou de presente uma Leica. A partir daí, inspirado em Robert Doisneau e Guy Le Querrec, não parou mais de fotografar.

A carreira de fotógrafo começou na França, em 1970, em trabalhos para periódicos brasileiros, franceses, gregos e para a agência Sipa/Paris. Em 1984, de volta ao Brasil, foi efetivado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, onde teve como responsabilidade produzir um arquivo fotográfico dos 12. mil bens tombados e preservados da cidade. Desde 2001, é professor da pós-graduação em fotografia da universidade Cândido Mendes.

Zeca Linhares teve trabalhos expostos em diversos países, como França, Suécia, Itália, Venezuela e Colômbia, ganhou prêmios internacionais e participou da publicação mais de três dezenas de livros coletivos e individuais.

Na sexta-feira, 24 de abril, o fotógrafo estará no FestFotoPoa 2009 para a apresentação da palestra Fotografia Humanista 1945/1968 – Biblioteca de Paris.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Biografias - Marc Riboud

O blog começa hoje a publicar pequenas biografias dos fotógrafos presentes na programação do FestFotoPoa 2009. Como estamos no ano da França no Brasil, começamos a série com Marc Riboud.

©Marc Riboud (França)

Um homem livre e passional, perdido pelos caminhos do mundo. Um amante da aventura, da fantasia, um pesquisador do imprevisível. Assim foi descrito o fotógrafo Marc Riboud em um artigo do jornal Monde. Nada mais justo, o francês nascido em 1923 registrou intensamente a vida nos mais diversos cantos do mundo. Dos anos 50 aos dias de hoje, Riboud capturou imagens da China, União Soviética, Vietnam, Oriente médio, África e Europa. Além disso, foi eleito vice-presidente da agência Magnum na Europa em 1959 e publicou 16 livros de fotografia.
Conheça o site do fotógrafo em www.marcriboud.com.

©Marc Riboud (França)