quarta-feira, 25 de março de 2009

Biografias - Zeca Linhares

Para apresentar alguns dos fotógrafos que estarão presentes no FestFotoPoa 2009, o blog do festival continua a série biografias.

Antes de fotografar, Zeca Linhares desenhava. Aos poucos, interessou-se pela possibilidade de representar o que via, até que ganhou de presente uma Leica. A partir daí, inspirado em Robert Doisneau e Guy Le Querrec, não parou mais de fotografar.

A carreira de fotógrafo começou na França, em 1970, em trabalhos para periódicos brasileiros, franceses, gregos e para a agência Sipa/Paris. Em 1984, de volta ao Brasil, foi efetivado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, onde teve como responsabilidade produzir um arquivo fotográfico dos 12. mil bens tombados e preservados da cidade. Desde 2001, é professor da pós-graduação em fotografia da universidade Cândido Mendes.

Zeca Linhares teve trabalhos expostos em diversos países, como França, Suécia, Itália, Venezuela e Colômbia, ganhou prêmios internacionais e participou da publicação mais de três dezenas de livros coletivos e individuais.

Na sexta-feira, 24 de abril, o fotógrafo estará no FestFotoPoa 2009 para a apresentação da palestra Fotografia Humanista 1945/1968 – Biblioteca de Paris.

Nenhum comentário: