quarta-feira, 23 de julho de 2008

Retrospectiva FestFotoPoA 2008



A partir dessa semana vamos fazer uma retrospectiva do FestFotoPoA 2008, relembrando os momentos mais marcantes do festival. Abrimos com o trabalho do documentarista gaúcho Luis Abreu, legítimo herdeiro da tradição documental.
Luis Abreu nasceu em Santiago (RS), em 1946. Trabalhou, entre 1974 e 1977, em jornais da capital gaúcha como Folha da Manhã, Folha da Tarde e Correio do Povo e no Coojornal. Co-fundador da Agência Ponto de Vista (1978), participou da publicação dos dois primeiros foto-livros no Rio Grande do Sul: Ponto de Vista – Um Depoimento Fotográfico e Santa Soja, que também geraram exposições. Entre 1980 e 86, foi freelancer para revistas Visão, Manchete e IstoÉ. De 1986 a 2002, trabalhou na sucursal de O Globo e na coordenação de fotografia do Palácio Piratini. Participou da I Mostra da Fotografia Latino-Americana Contemporânea, no México, em 1978 e da Venezia’79 La Fotografia, em Veneza, na Itália. Seu ensaio A Luta pela Terra no Sul do Brasil, foi finalista no concurso Casa de Las Américas, em Cuba, no ano de 1995. Suas fotos estão na coleção Aidée Santamaría, em Cuba, no acervo do Museu de Fotografia Cidade de Curitiba , na coleção Joaquim Paiva e na Masp-Pirelli 2005. Foi vencedor da bolsa auxílio no 1º Premio Gaúcho de Fotografia/2003, com o projeto Banda Oriental, no pampa uruguaio e foi primeiro lugar P&B no concurso Leica-Agfa em 1994, com o projeto Minha Cidade, Minha Gente. Atualmente é freelancer e desenvolve projetos na área documental.
Veja aqui uma exibição de slides dos trabalhos apresentados pelo Luiz Abreu na programação "Encontros com o autor" do FestFotoPoA 2008.

2 comentários:

Anônimo disse...

Carlos
Grande iniciativa!
Maravilhoso o trabalho do Luiz Abreu.
Parabéns a ambos.
Obrigado.
Já estou esperando o próximo.
Abraços
Júlio Appel

Anônimo disse...

Parabéns Carlos!

Tenho certeza que todos já estão ansiosos pelo FestFoto 2009!

Abs!